Meditando em dose semanal apenas? Como seria a melhor frequência para você? Segundo estudos da UNIFESP (São Paulo), os benefícios da meditação são sentidos desde o primeiro dia. A meditação deixou de ser considerada somente uma prática espiritual, restrita a determinados grupos, e passou a entrar no rol das práticas terapêuticas dada a redução de diversos sintomas que acometem grande parte da população.
Entre eles, podemos citar: mulheres na menopausa tem redução dos fogachos, homens e mulheres reduzem a pressão arterial, assim como também as dores crônicas, há diminuição da produção de adrenalina e cortisol enquanto o corpo aumenta a de endorfinas – essa mudança química ajuda em depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros estados emocionais negativos. Enfermidades mentais como Alzheimer e transtorno de déficit de atenção também podem ser atenuadas com a frequência diária dessa prática.
Para se obter esses resultados, é necessário praticar todos os dias porém, melhor 3 vezes por semana do que nada. O tempo que passamos em meditação também pode ser ajustado à rotina particular de cada um, assim como o horário. Existem inúmeras práticas diferentes, guiadas ou não, com suporte, em movimento, em atividades diversas… Sempre haverá uma que seja agradável para você.
Vem comigo, todas as terças no Youtube às 8h da manhã, horário de Brasília.