Aromaterapia na Revista Ana Maria

Nessa entrevista para a revista Ana Maria, comento com simplicidade como podemos fazer uso dos óleos essenciais para ter mais saúde física e emocional. Os áudios estão divididos por temas, assim você vai direto ao que mais te interessa:

Parte 1

Parte 2

Importante atentar para a higiene do sono, o que quero dizer com isso: apesar de dormir ser uma das coisas mais naturais a fazer, a vida moderna complicou esse aspecto pois nos afastamos muito da natureza e forçamos o relógio biológico com luzes artificiais, filmes, excesso de informações e telas, alimentação fora de hora etc.

A natureza proporciona ação e descanso, dia e noite, luz e escuridão… Esse equilíbrio é fundamental para o nosso corpo gerenciar os hormônios que nos mantém em harmonia.

Alguns itens importantes para manter a qualidade do sono:

  1. Evitar chás e cafés ou outras bebidas estimulantes à noite – dê preferência para chás calmantes como camomila e melissa.
  2. Escolher comidas leves à noite, de digestão mais fácil e fazer a última refeição até 2h antes de ir dormir. Tendo dificuldades de digestão, coloque 1 gota de hortelã pimenta, aniz estrelado ou Zengest (sinergia doTerra) que irá facilitar enormemente o trabalho do seu sistema digestório e facilitando uma noite de sono mais tranquila.
  3. Evitar assistir programas de violência, terror ou de muita agitação e tensão à noite. Para leituras, vale o mesmo princípio.
  4. Desligar as telas (celular, inclusive) meia hora antes de ir dormir. Você pode estar acostumado, mas elas são extremamente excitantes para o cérebro.
  5. Desligar ou diminuir as luzes da casa uma hora antes de dormir – assim vai informando ao seu corpo que é hora de desligar os sensores.
  6. Ligar seu difusor no quarto com óleos essenciais calmantes como lavanda, vetiver, cedro, olíbano, ylang ylang ou camomila romana. Pode acrescentar Breathe (sinergia doTerra) para ajudar a respiração.
  7. Tomar um banho morno colocando 1 gota de eucalipto no chão do box para abrir a respiração e facilitar a introspecção.
  8. Aplicar 1 gota de lavanda no alto do peito ou no travesseiro para ajudar a conciliar o sono. Pode acrescentar 1 gota na planta dos pés, friccionando para penetrar na pele e atingir o seu sistema límbico mais rapidamente. Pode usar os mesmos óleos do difusor.
  9. Ao deitar-se, faça uma série de 5 a 7 respirações profundas, exalando no dobro do tempo da inalação de forma a relaxar seu corpo e sua mente. Seus pensamentos agitados se acalmam quando você acalma a respiração, dissolvendo a ansiedade. Procure levar o ar para a base da barriga, isso potencializa todo o processo.
  10. Fazer um diário de gratidão. E para que serve isso? Serve para você colocar o foco nas coisas boas que te aconteceram ao longo do dia. Sempre que dormimos com um bom sentimento no coração, temos mais chances de ter um sono de qualidade. Se tiver de perdoar algum desafeto, é uma boa hora para desapegar da raiva e do rancor. Dormir com o coração apertado de tristeza ou pegando fogo de ódio acaba atraindo essas mesmas energias para a sua noite. Se isso estiver acontecendo, de manhã, você acorda com a sensação de ter levado uma surra. Ou seja, dormiu, mas não dormiu bem! Já aconteceu isso com você?

    Lembre-se: sempre estamos no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas. O que não aconteceu conforme seus desejos, pode ter sido a melhor coisa da sua vida. Dê uma oportunidade para o universo te surpreender!

Outros itens práticos a se considerar: verificar se a cama e travesseiro estão adequados ao seu tamanho e peso e se há disfunções hormonais que precisem ser tratadas. Uma consulta com ortomolecular pode ser de grande auxílio pois o desequilíbrio de alguns minerais pode afetar bastante o sono.

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Curta as informações e me chame se tiver vontade de aprender mais ou cuidar de algo específico na sua vida!

Publicado por Denise Fracaro

Sou uma pessoa que não cansa de estudar, em busca constante de autoconhecimento, com imenso prazer em compartilhar seus achados para o benefício de todos os seres. Além de blogar, trabalho com terapias quânticas usando diversas técnicas e dou cursos e workshops.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: