Minhas células deram mais uma volta em torno do sol… Grande coisa. Muitos desafios no ano que passou, muitos ajustes, muitos presentes. Entrando num ano 3 agora, ano de expansão, ano de soltar a criatividade e, quem sabe, a voz. Ano de participar mais de grupos. E falando em grupos….
Em sintonia com essa energia, começo esse período fazendo um retiro organizado por minha professora de yoga Bruna, num um lugar lindo e abençoado tanto de água doce como água salgada, no reino das mães divinas. Um verdadeiro presente da natureza: abundância, exuberância, plenitude e nada de silêncio: o som forte e constante das águas caindo sobre as pedras.

Fluxo constante e ininterrupto das águas. De onde vem tanta água, de onde vem tanta força? Como pode essa energia nunca parar? As águas… origem da vida! Também me espanto e me encanto com as ondas do mar: não param nunca! Pode até parecer que o mar descansa, que as ondas sossegam por um instante… que nada! É movimento constante.

Somos também água. Somos movimento. Somos um fluir sem cessar. Somos mudança. Somos passagem. Estamos de passagem – estamos de passagem pela vida de outras pessoas por breves instantes ou vários anos. Somos passagem por diferentes lugares, trabalhos e acontecimentos, por dores e acertos, por caminhos de pedra e de mar. Somos passagem, por vezes, a passos lentos e calmos ou cheios de pressa e agitação.
Pressa para chegar onde?

Várias cascatas de diferentes tamanhos para todos os gostos. A chamada cachoeira da Pedra Lisa faz jus ao nome. É preciso muito cuidado para não escorregar nas pedras molhadas cobertas por uma camada fina de limo quase imperceptível. Para isso, o suporte do guia Felipe foi imprescindível.
Embaixo dessa torrente de energia, impossível abrir os olhos! De presente: massagem intensa nos músculos, na cabeça, no corpo todo.
Para finalizar o dia, terapia sonora relaxante com a dupla incrível Bruna Primasi e Gabriel Diaz, duas das melhores vozes desse mundo.

No final, mais um presente: um sol dourado se pondo no mar, num sossego cheio da sensação de que está tudo certo.
