Escrever, por quê?

Bem-vindo(a) ao meu blog!

Resolvi criar um blog porque amo escrever. Escrevo desde pequena, o que uma atividade só minha. O caderno – como na canção do Chico – foi meu melhor amigo por muito tempo. Preenchi vários cadernos, os primeiros com capas de menininhas e flores, depois o Snoopy entrou para a coleção e, quando cresci um pouco, passei para temas urbanos.

Meus primeiros diários eram de sonhos. Eu tinha muitos sonhos muito reais e repetitivos. Às vezes, só o tema se repetia. Outras vezes, era tudo igual mesmo. Eu acordava como se tivesse saído de um filme de ação, suada e cansada, com medo.
O medo estava sempre presente, desde os pesadelos mais “simples” com baratas gigantes que vinham me atacar até aqueles em que me encontrava em locais extremamente altos, quase sem chão, terrenos instáveis, sujos e inseguros, sempre sozinha, subindo, subindo por muito tempo sem saber como iria voltar ou mesmo o porquê da escalada. Uma queda interminável que nunca atinge o chão? Era uma alternativa frequente.

Quando jovem, passei a ter outras experiências noturnas, recebendo respostas e dicas de sobre problemas cotidianos, por exemplo, se devia terminar ou não com tal namorado…. Algumas vezes, ficava na dúvida se eram sonhos ou regressões espontâneas a um passado remoto, na infância ou épocas mais antigas. Era como ter uma vida paralela sem limites de tempo ou espaço, onde eu conseguia me ver como várias personagens da trama ao mesmo tempo, diferentes papéis – uma fragmentação do ego facilmente explicada pela psicologia moderna.

O interesse em entender esses eventos noturnos foi despertado desde cedo. E me tornei cliente assídua de livrarias – as reais mesmo, onde os livros são de papel, e aceitam anotações e podem ser emprestados. Buscando nos livros sobre sonhos e psicologia, um universo que tivesse alguma correspondência com esse meu mundo paralelo, interior.

Será que eu teria de fazer psicologia para me entender?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s