Tudo muda quando alguma coisa muda. O contrário também é verdadeiro: nada muda se você não fizer nada para mudar nem que seja numa pequena área na vida – um hábito, uma forma de pensar, de se relacionar, de trabalhar, de se cuidar ou descuidar.
Foi-se um tempo em que eu ficava muito incomodada com essas datas. A alegria ‘compulsória’ me dava vontade de sair correndo para não dizer, vomitar. A alegria forçada pelas substâncias ilícitas – socorro!
Essas comemorações acabam sendo um tempo de “pão e circo”, de distração das questões importantes da vida porém, ao mesmo tempo, são um refresco das preocupações e boletos, das frustrações e do cansaço, de mil e uma noites na solidão de um travesseiro ímpar…
Em fevereiro, os chineses entram no ano do cavalo de fogo – ano de energia forte, pulsante, no qual, ficar parado vai requerer mais esforço do que se movimentar na direção dos seus sonhos. Como eu vibro no signo de cavalo nesse horóscopo milenar, provável que as intensidades venham a galope na minha direção. Foco em não desperdiçar esse energia toda. Foco nos meus sonhos e projetos de vida. FOCO! Baita desafio…
Em fevereiro, junto com a virada do calendário chinês, eu entro no meu ano novo numerológico de energia 9: faxina de final de ciclo. Nada que me leva para a frente pode/deve permanecer. O que me prende no vitimismo, no julgamento, no não merecimento – deletado! Reciclar roupas e formas de pensar. Retirar das costas os pesos que não me pertencem. Distribuir a cada um as suas responsabilidades, as suas tarefas. Deixar de querer ser a resolvedora de problemas narcisista que abraça causas que não me dizem respeito e esgotam a minha energia. Sair de grupos que não contribuem para minha vida ou bem estar.
São muitas faxinas… são muitas emoções… O que seria da vida sem emoção? Sem graça, sem sabor, sem sal, sem glúten, sem SENTIdo…
A vida está aí para ser vivida e vou te contar um segredo: você nunca mais, nunca mais, nunca mais vai ter essa VIDA para viver! Prestenção: NUNCA mais!
Então, pega logo papel e lápis e escreve, desenha, pinta, colore a vida com todos os seus sonhos e desejos. Só você pode fazer isso por você, ninguém mais.
O poema de Antonio Machado é verdade pura e simples:
“…caminhante, não há caminho,
se faz o caminho ao caminhar
Ao caminhar se faz o caminho
e ao voltar a vista atrás
se vê a senda que nunca
se há de voltar a pisar…”
Que você faça o seu ano valer a pena e sua vida valer a pena – para você. Feliz ano novo!
